Terremoto na Aclimação

Terremoto

Terremoto de 5,2 na escala Richter atinge a Aclimação

Casas sofreram danos e moradores tiveram prejuízos

Na noite de terça-feira, dia 22 de fevereiro, um terremoto de 5,2 graus de magnitude na escala Richter atingiu a Aclimação e diversas regiões de São Paulo. O tremor também foi sentido em outros quatro estados. 

Segundo o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB), o epicentro foi no mar, a 215 km da costa do Estado de São Paulo. O fenômeno foi registrado às 21h00min48 e durou três segundos.

O ator e diretor, morador da Aclimação, Vicentini Gomez conta que sua casa sofreu danos com o tremor. “O lustre tremeu e os azulejos da cozinha pularam todos pra cima. Vai dar um trabalho danado para arrumar aquilo lá”, afirma ele.

Felizmente, não há feridos ou registro de ocorrências graves. Rachaduras em edifícios no bairro do Butantã e no Hospital Estadual da Vila Alpina, na zona leste da cidade de São Paulo, foram encontradas após o ocorrido. 

A capital está localizada em uma região de fratura de placa tectônica, em uma bacia sedimentar, isto é, uma base macia. Assim, quando a onda do tremor passa por aqui, a frequência é sentida com mais intensidade.

Reflexos do tremor também chegaram a estados vizinhos, como Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e em Santa Catarina. O tremor foi um dos sete maiores em magnitude registrados por sismógrafos no Brasil. O maior terremoto documentado no país ocorreu em 1955, em Porto dos Gaúchos, na Serra do Tombador (MT), e teve magnitude 6,6 na escala Richter.

 

Daniel Yazbek

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: