São Paulo pode ter volta às aulas ainda em 2020
Decisão deve ser tomada somente em novembro

São Paulo pode ter volta às aulas ainda em 2020. O prefeito Bruno Covas deve tomar uma importante decisão sobre a volta as aulas no ensino fundamental e no ensino médio na cidade nesta quinta-feira, dia 17 de setembro. A tendência é que Covas anuncie em entrevista o adiamento do veredito para novembro.
O assunto causa muita polêmica. Donos de escolas privadas e sindicatos apoiam a volta ainda em 2020. O secretário estadual de educação, Rossieli Soares, se mostrou favorável ao retorno em entrevista ao canal CNN Brasil. ” O que é mais importante? O retorno de crianças à sala de aula ou a abertura de bares e discotecas?”, questionou. Por outro lado, professores e pais são contra a volta por medo do contágio entre as crianças.
Assim, a preferência é que os alunos do terceiro ano do ensino médio sejam os primeiros a voltar. Tanto por ter maior capacidade de seguir as recomendações de prevenção, quanto pela preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), programado para janeiro de 2021.
O governo do estado confirmou há poucos dias que, a partir de 7 de outubro, a volta está liberada para aulas de reforço e recreação, desde que rigorosas medidas de segurança sejam cumpridas. Todavia, cabe a cada prefeitura decidir qual medida tomar.
Gustavo Oliveira