Reforma no 6ºDP causa engano na vizinhança

Reforma no 6ºDP causa engano na vizinhança

Delegacia do Cambuci está fechada até janeiro de 2021

Reforma no 6ºDP

Reforma no 6º Distrito Policial — Cambuci, causa engano na vizinhança sobre reativação da antiga carceragem. Moradores do bairro enviaram uma carta ao Notícias da Aclimação e Cambuci com medo e pedindo que o jornal fiscalize a obra, uma vez que temem a instalação de uma penitenciária no local.

Vizinhos podem se recordar de transtornos causados pela antiga carceragem do 6ºDP. Criminosos fugiam de suas celas e havia troca de tiros nas redondezas, especialmente na rua Lacerda Franco e avenida Lins de Vasconcelos.

Entretanto, não existe motivo para pânico, afinal não há a possibilidade de reativação do local para esta finalidade. Segundo a presidente do Conselho de Segurança do Cambuci (Conseg Cambuci), Francisca Chiovitti, nenhuma Delegacia têm penitenciária em seu espaço.

“O que existe é uma pequena carceragem [cela] de trânsito, para pessoas presas em flagrante, devedores de pensão alimentícia, casos pequenos, etc. que não vão direto para penitenciária. Eles ficam poucos dias sob custódia do DP, aguardando decisão da Justiça”, tranquiliza Francisca.

Todas delegacias possuem uma carceragem de trânsito, para poucas pessoas por um período de no máximo 30 dias, uma pequena cela para abrigar quem está momentaneamente sob tutela do DP.

“Confirmei com o delegado, Dr. Fernando, não vamos ter uma penitenciária na Delegacia. Pelo contrário, vamos ter uma requalificação do espaço”, completa ela.

Enquanto a Delegacia passa por melhorias, todo efetivo do 6ºDP foi remanejado para o 4ºDP — Consolação, onde o funcionamento continua normal, de segunda à sexta-feira, com equipe completa, e  para demandas mais elaboradas aos finais de semana, o 8ºDP  — Moóca, é o único com delegado.

Todas delegacias do estado de São Paulo serão reformadas e agora é a vez do 6ºDP — Cambuci, que há pouco mais de um ano esperava ansiosamente pela transformação. A obra tinha previsão para começar no primeiro semestre de 2020, mas por conta da pandemia do novo coronavírus atrasou.

Ao todo, em três meses de reforma, que já está avançada, haverá melhorias estruturais e em equipamentos para, assim, oferecer um melhor serviço à população. Segundo a previsão, a reabertura da Delegacia do Cambuci acontece em janeiro de 2021.

 

Daniel Yazbek

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: