Parque da Aclimação terá Grupos de Trabalho

Parque da Aclimação terá Grupos de Trabalho

Conselho Gestor votou pela elaboração da proposta

Parque da Aclimação terá Grupos

Parque da Aclimação terá Grupos de Trabalho. Na última reunião do Conselho Gestor, realizada no sábado, dia 17 de outubro, foi aprovada por 4 votos a 3 a criação de uma comissão organizadora da proposta de Grupos de Trabalho para atuarem em conjunto com o próprio Conselho. 

O secretário do colegiado, André Benevides é o responsável pela proposta. A comunidade do bairro recebeu com alegria a oportunidade de participar mais ativamente da construção coletiva e cuidado do principal espaço de lazer da região.

O Parque da Aclimação, que é a primeira área verde urbana tombada no Brasil, tem histórico de ampla participação da sociedade em suas conquistas. Nenhuma vitória foi obtida sem a comunicação entre o povo e o poder público. O jornal Notícias da Aclimação e Cambuci tem o orgulho de dizer que participa de todas lutas da região. 

A primeira foi em 1985, com uma ampla frente de defesa formada por diferentes setores da sociedade, que conduziu à vitória no processo de tombamento realizado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Recentemente, nos últimos anos, uma briga inglória de dois grupos opostos travou ações de benfeitoria de responsabilidade do Conselho Gestor. A nova administração trabalha duro para reverter este quadro e já obteve ótimos resultados na manutenção e zeladoria do local.

Com a recente aprovação da comissão organizadora de Grupos de Trabalho, a esperança é que o Parque da Aclimação seja devolvido à população — quem mais sofre com disputas particulares.

A mobilização em defesa da área verde já começou. Na reunião do último sábado, a conselheira Rosana Kisil também apresentou um projeto de despoluição do lago, com plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, instalação de caixas de contenção de lixo que vem da rua com a água da chuva, entre outros.

Frequentadores e vizinhos começam a mobilizar um mutirão de limpeza das margens do lago como primeira medida de defesa do Parque. A data e o horário da ação ainda não foram confirmados, mas se sabe que a ação ocorre em breve.

Portanto, caso haja interesse em ajudar no mutirão, colaborar com a construção coletiva de um bairro melhor para todos, um Parque mais saudável e um meio ambiente mais equilibrado, entre em contato com o jornal Notícias da Aclimação e Cambuci. Envie seu nome e número de telefone que será incluído na equipe de voluntários deste primeiro mutirão e em um grupo de WhatsApp da vizinhança.

 

Daniel Yazbek

3 thoughts on “Parque da Aclimação terá Grupos de Trabalho

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: