Parque da Aclimação é o mais visitado da cidade

Parque da Aclimação é o mais visitado da cidade

Considerando tamanho do espaço e número de moradores da região

Parque da Aclimação

Parque da Aclimação é o mais visitado da cidade de São Paulo proporcionalmente. Na primeira semana de reabertura dos parques municipais, entre os dias 13 a 17 de julho, cerca de 130 mil pessoas frequentaram as áreas verdes.

Segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), em números absolutos, o Parque Ibirapuera foi o mais visitado e recebeu 42.452 pessoas. A segunda posição é ocupada pelo Parque Carmo, com 9.197 frequentadores, seguido pelo Aclimação, 8.562, e Independência, 6.857.

Entretanto, ao levar em conta o tamanho de cada área verde e o número de moradores das redondezas, o Jardim da Aclimação é o parque mais frequentado da cidade.

Os bairros do Cambuci e Liberdade, onde se encontra o subdistrito da Aclimação, juntos possuem cerca de 106 mil moradores, segundo o último censo demográfico realizado pela Prefeitura de São Paulo em 2010. Isto é, aproximadamente 10% da população local, contando com toda Liberdade, visitou o Parque, que possui 112 mil metros quadrados de área total.

Em seguida, o Ibirapuera, na sua vizinhança com os bairros Moema, Vila Mariana, Itaim Bibi e Jardim Paulista, contém aproximadamente 395 mil habitantes, segundo dados do mesmo censo demográfico. A média de frequentadores locais é também próxima a 10%, se assumido que o maior parque da cidade, com 158 hectares de área, não recebe visitantes de outras regiões.

Em suma, o Parque do Carmo tem nas redondezas a população de 339 mil pessoas, distribuídas nos distritos Parque do Carmo, Itaquera, José Bonifácio e Cidade Líder. A média de frequência regional do Carmo, com área total de 1,5 milhão de quilômetros quadrados,  é algo próximo a 3%.

Portanto, pode-se afirmar que o Parque da Aclimação é o mais visitado da cidade. Devido ao tamanho de cada parque municipal, o número de moradores de cada região e o número de frequentadores.

Parque

Semana do Aclimação

Assim, o horário de abertura do Parque da Aclimação, na primeira semana de reabertura, foi das 10h às 16h. Desde segunda-feira, dia 27, é das 6h às 16h, como no Ibirapuera e Carmo.

O pedido de maior tempo foi feito por frequentadores ao vereador Dalton Silvano, que levou via ofício ao prefeito Bruno Covas e, dado o conceito de equidade entre os parques, a decisão foi favorável ao aumento do horário de funcionamento. Assim, o público pode se distribuir melhor entre as horas.

No sábado, dia 25 de julho, no último final de semana, aconteceu a primeira reunião do Conselho Gestor para o biênio 2020-2021. Este mesmo jornal já informou os motivos do atraso deste evento participativo

Entretanto, a portaria que estabelece regras para o acontecimento de reuniões virtuais para parques municipais foi publicada recentemente no Diário Oficial do Município. Assim, conselheiros se encontram via Google Meet para debater propostas, projetos e obras de melhorias para o Parque da Aclimação.

A reforma de revitalização do Jardim Japonês do Parque também tem um avanço significativo. O lodo que se encontrava aterrado está quase todo retirado e agora já é possível enxergar as pedras ao fundo. O processo de impermeabilização deve começar em breve.

 

Daniel Yazbek

4 thoughts on “Parque da Aclimação é o mais visitado da cidade

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: