Opinião: Trabalhar em casa

Trabalhar em Casa

Trabalhar em casa
Foto: Getty Images

Trabalhar em casa. A experiência do trabalho remoto tem mudado paradigmas e construído uma nova forma de relação entre empregado e empresa. Em vários setores, sobretudo aqueles que o uso da tecnologia permite, estão se adaptando a uma nova rotina. Não é novidade essa forma de trabalho em casa.

Muito antes do surgimento da internet, algumas indústrias já utilizavam da mão de obra caseira próxima a fábrica em serviços como montagem de embalagens entre outros. O pagamento era por produção e servia como complemento na renda da família.

O fato de o trabalho formal instituir essa possibilidade da produção ser feita em casa é revolucionário e tem vários aspectos positivos e alguns negativos.

Os positivos proporcionam menos gente circulando indo e voltando do trabalho, diminuindo o volume de carros na cidade e de pessoas no transporte público.

O barulho e a poluição serão menores. O outro fator é o tempo economizado no trânsito que pode se transformar em investimento no lazer cultural, esportivo e principalmente ficar mais tempo com os entes queridos.

Os negativos serão o do convívio no ambiente de trabalho e na troca de informações que podem auxiliar no crescimento profissional, entre outros.

Assim, o fato é que novas formas de convivência no dia a dia das pessoas estão se formatando. O uso das máscaras pode se tornar uma prática, já normal em alguns países como o Japão e grandes eventos com muita aglomeração serão repensados.

Portanto, o trabalho em casa para vários profissionais é o primeiro passo para um novo conceito de relações produtivas. O restante virá gradativamente. É um caminho sem volta.

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: