Opinião: Aviões que caem todos os dias

Aviões que caem todos os dias

Aviões que caem todos os dias
Destroços do avião que levava a equipe da Chapecoense – Foto: Agência Reuters

Aviões que caem todos os dias. A pandemia no Brasil tem derrubado o equivalente a 5 ou 6 aviões lotados todos os dias. Essa média de mais de mil mortos diariamente virou um “Novo Normal” e a maioria dos brasileiros não se deu conta do significado dessas mortes.

A Covid-19 ficará marcado na história como o antes e o depois dessa pandemia. Mudanças no comportamento social, relações de trabalho, preocupação permanente com novos vírus e mudanças na estrutura de atendimento à saúde serão as novidades na rotina social.

Vivemos uma Grande Guerra Mundial moderna sem uso de armas tradicionais, mas que exige um sistema de defesa que a humanidade mostrou estar despreparada.

Estamos assistindo a mudanças radicais de paradigmas, como aconteceu na Europa após a Segunda Guerra Mundial, mas que dessa vez atingiu todas as nações do mundo.

Assim, o coronavírus está mostrando toda a vulnerabilidade em relação à pandemia e todo o desnecessário gasto em armas promovido por vários países.

O investimento daqui para frente deverá ser em tecnologia ligada à medicina. Prevenção de doenças, rapidez no desenvolvimento de novas vacinas e tudo que se refere à preservação da vida.

Portanto, a chegada de uma vacina será a única maneira de conter esse vírus e impedir que pessoas continuem morrendo todos os dias. Para piorar essa situação, o Brasil temos um Presidente negacionista. Sua postura de negar a ciência contribuiu para grande parcela da população a seguir o caminho da morte não se protegendo e se rebelando contra medidas tomadas por governadores e prefeitos, por exemplo.

Como não fizemos o isolamento social adequadamente, a abertura de escolas, shoppings, Parques e outros equipamentos, causará uma demora maior para que a curva de contaminação e mortes caia. Usar máscara e sempre higienizar as mãos, continua a ser a maior proteção. Esses aviões continuarão a cair e se trata de uma triste realidade.

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: