Opinião: As lições da Covid-19

Foto: https://www.vperemen.com/

No meio dessa pandemia, que tem obrigado a maioria das pessoas a rever conceitos de vida e de convivência social, ficam lições importantes.

Por mais bem intencionados que sejam os empresários, é o Estado que tem a obrigação de cuidar da população. Esse fato coloca em xeque a tese neoliberal de que tudo deve ser privatizado para se construir um Estado mínimo. A saúde pública é um direito de todo cidadão.

Menos veículos em circulação diminuiu significativamente a poluição no planeta. Algumas áreas verdes que estavam sendo destruídas, começam a se recuperar. A obrigatoriedade de que muitos trabalhadores trabalhem em casa, tem demonstrado que algumas atividades podem ser mais produtivas nesse formato.

Outros fatores no campo pessoal também podem impactar a vida das pessoas, como a diminuição no consumo desnecessário, o aproveitamento melhor do tempo livre, do convívio familiar e da percepção de que vivemos em comunidade e que o respeito e solidariedade devem prevalecer.

Evidente que existe uma minoria intolerante que agride jornalistas e profissionais da saúde, participa de manifestações que atacam a Constituição, e seguem cegamente decisões erradas do Presidente Jair Bolsonaro que vai na contra mão do que orienta a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Nesse momento, vivemos um estado de guerra contra um inimigo perigoso e o isolamento social é a melhor forma de ganharmos essa guerra.

Que as lições dessa tragédia planetária ensine a humanidade a viver melhor com menos desejos materiais e mais solidariedade. Tomara que a maioria consiga entender essa nova experiência no mundo.

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: