O CAMBUCI PERDE VERMELHO

O CAMBUCI PERDE VERMELHO

Artista plástico do bairro morre de Covid-19. Vermelho Steam tinha sólida carreira de mais de 20 anos

vermelho steam
Foto: Instagram

O artista plástico do bairro, César de Mello Ferreira, mais conhecido como Vermelho Steam, morreu por Covid-19 aos 46 anos no último dia 12 de abril. O comunicado foi feito pela galeria Luis Maluf Art Gallery (LMAG). Vermelho trabalhava no ateliê 358, no Cambuci. Desenhista e artista plástico, construiu carreira sólida de mais de 20 anos, com exposições em galerias e murais de rua de São Paulo.

Já o bairro do Cambuci é parte da história da arte urbana, especialmente do Grafite. Vale lembrar, que aqui é casa de muitos artistas como Os Gêmeos, Moara Brasil, Bueno Caos e muitos outros, que nasceram, moram ou trabalham na região. Morador do Cambuci há 12 anos e também artista plástico, Enivo é amigo de longa data e colega de Vermelho. Em entrevista, ele conta até de trabalhos que Vermelho realizava no templo Hare Krishna, na rua Muniz de Sousa.

“Muito doce, atencioso, carinhoso e tranquilo. Todas características de uma pessoa de luz. Ele fazia anjinhos, pessoas celestiais. São esses anjos da guarda, que sempre pintou, que estão nos protegendo. Estão olhando pra gente neste momento de dor”, relembra Enivo com carinho. “O Cambuci tem uma grande perda…o mundo”, completa.

vermelho steam
Foto: Instagram

Procurado, o diretor cultural da Associação de Preservação do Cambuci e Vila Deodoro (APCVD) e artista plástico, Vítor Campilongo, afirma ser uma perda gigantesca. “Participei de um evento de grafite e o encontrei em algumas exposições. Era um cara muito bacana e experiente, que tem o dobro do tempo de carreira que eu. Me acolheu muito”, relata Campilongo.

Vermelho era um dos nossos. E se foi para uma doença que, somada a incompetência dos responsáveis pelo genocídio, já matou mais de 380 mil pessoas.

Uma homenagem à vida e a obra de Vermelho Steam está em planejamento por amigos e artistas. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, infelizmente ainda não há previsão para que tal aconteça. A equipe do Jornal do Cambuci presta os mais sinceros sentimentos à família. Acesse e conheça mais sobre o artista Vermelho Steam em: https://vermelhosteam.com/.

Daniel Yazbek

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: