Nem Paulistão nem carioca. Copa do Nordeste é a principal competição do primeiro semestre no Brasil

Regional é sucesso de público e popularidade no nordeste

Foto: Divulgação / Rafael Ribeiro / CBF

Em meio a tantos estaduais sem graças e praticamente abandonados pelos maiores clubes, um campeonato que é exceção em território nacional é a Copa do Nordeste. Chamada carinhosamente de Lampions League, a copa reúne times dos 9 estados da região. Veja abaixo alguns fatores que contribuem para este sucesso.

Competitividade

A maioria dos estaduais tem o nível técnico fraco e quase sempre os mesmos times acabam chegando nas finais, como Bahia e Vitória na Bahia ou Ceará e Fortaleza no Ceará, porém a reunião destes times em uma única competição melhora e muito a preparação dos times para o restante da temporada.

Sucesso de público

O público na região nos estaduais geralmente é muito baixo, no ano passado o campeonato baiano, maior estadual do nordeste levou em média 4.352 torcedores aos estádios, já a Lampions League levou quase o dobro, 7.378. O número parece baixo, mas hoje em dia é inimaginável em um torneio fora do eixo sul sudeste.

Premiação 

O campeão da edição de 2020 pode desembolsar quase R$ 4 milhões, dinheiro importantíssimo para ajudar nas contas do clube para a temporada, a grana extra é um dos fatores da melhora dos nordestinos no brasileirão. Em 2020, 4 equipes, Bahia, Fortaleza, Ceará e Sport estarão na elite, 20% do total da competição.

Vaga nas Oitavas da Copa do Brasil

O campeão do Nordestão garante vaga direta na fase final da Copa do Brasil, mesma fase que entram os times da Libertadores. Em 2020, o Fortaleza, atual campeão já está nas oitavas, portanto, não precisa disputar as quatro primeiras fases.

Foto: Max Brito

Na atual temporada, a Copa do Nordeste está na fase de grupos, com término previsto para julho. Os principais favoritos são o Fortaleza, atual campeão, Bahia e Ceará, se levarmos em conta o investimento destes 3 times.

Por: Gustavo Oliveira

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: