Micheluccio Pizzaria na Aclimação

Micheluccio Pizzaria na Aclimação

Uma história de sabor italiano

Micheluccio
Foto: Divulgação

Micheluccio chega na Aclimação. Uma das principais características da cidade de São Paulo, na sua história de megalópole, é ter recebido imigrantes vindos de todas as partes do mundo.

No final do século retrasado e início do século passado foi intensa a vinda de italianos, espanhóis, árabes, japoneses, entre tantas nacionalidades, para trabalhar e ajudar a cidade a se transformar na maior metrópole da América Latina.

A contribuição dessas pessoas foi fundamental para o protagonismo e crescimento da cidade em todos os aspectos. Trouxeram novos conhecimentos no trabalho, na cultura, na política e na culinária.

Essa mistura de raças estrangeiras e de brasileiros que vieram de várias partes do Brasil, e sobretudo do Nordeste, construíram uma rica miscigenação que transformou São Paulo numa capital única que abraça todas culturas.

Essa mistura de vários conhecimentos nos fez crescer e nos tornar o motor do Brasil. Entretanto, uma das maiores características da cidade e que a faz ser conhecida no mundo todo é a culinária.

Certamente, o paulistano é privilegiado na possibilidade de escolher os vários tipos de sabores que existem nos milhares de restaurantes espalhados nos 96 Distritos da cidade. Uma das cozinhas preferidas, e quase uma unanimidade, é a culinária italiana, principalmente a pizza.

Primeiramente, os italianos começaram a chegar em 1886 e em 1916 já tínhamos 187.540 que representavam 37% da população. Dados de 2013 informam que vivem no Estado de São Paulo cerca de 15 milhões de italianos e descendentes, por exemplo.

Micheluccio
Foto: Acervo Pessoal

Entre eles chegou por aqui o Sr. Afonso Paschoal um pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. Deixou sua querida Nápoles e veio exercer seu ofício de Padeiro no Brasil. Em seguida, conheceu Dona Assunção, uma imigrante portuguesa e tiveram 3 filhos, Miguel, João e Manuel. Profissional de mão cheia, Afonso ensinou os segredos das massas ao filho Miguel que montou uma padaria na Rua Teodoro Sampaio.

Micheluccio é tradição

Em 1966 comprou uma Pizzaria na Rua Consolação que não tinha nome. Por sugestão de amigos decidiu batizar a nova casa com seu apelido Micheluccio, que é Miguelzinho em italiano.

Assim, seu Paschoal, como ficou conhecido depois, colocou em prática uma das tradições da família na culinária. A massa Artesanal se transformou numa referência da boa pizza, e a casa na Rua da Consolação, em frente ao Cine Belas Artes, tornou-se um ponto de encontro de famílias e grupos de amigos. Ali a pizzaria funcionou até 1979. De 1979 até 1984 algumas filiais foram abertas na Avenida Faria Lima, Juscelino Kubitscheck e Rua Cardoso de Almeida, Domingos de Moraes e Bela Cintra.

A família nunca deixou de lado a boa culinária, mas ficou impossibilitada de usar o nome Micheluccio durante alguns anos. Recentemente Marcus Paschoal, filho do Sr. Paschoal decidiu trazer de volta para São Paulo a tradição de uma das melhores pizzas da cidade. O local escolhido foi a Aclimação.

Essa decisão trouxe para o bairro, mais um motivo para que a região fique conhecida como um dos principais pontos da culinária na cidade. O sucesso foi imediato, e mesmo nesse período de pandemia, o delivery tem atendido aqueles que já conheciam os sabores da Micheluccio e também dos que apreciam uma boa pizza.

Portanto, Marcus Paschoal mantém a tradição das 43 pizzas salgadas, sem se esquecer dos sabores doces. No cardápio o cliente encontra algumas sugestões de entrada como o delicioso Pão de Calabresa. Calzones, Pizzas Veganas e uma ótima Carta de Vinhos também são opções muito saborosas, por exemplo. Vale a pena experimentar.

A Micheluccio Aclimação fica na Rua Pedra Azul, 610, fone 5082-3650.

2 thoughts on “Micheluccio Pizzaria na Aclimação

  1. Hoje moro no interior de São Paulo , águas de Lindóia. Fui um dos maiores frequentador da pizzaria tanto que quando seu tio João disse que não abriria mais passou para mim e meu irmão toda as dicas para montarmos uma pizzaria que graças a ele nos abrimos a Zioluccio que foi um sucesso. Assim que passar essa pandemia vou SP dar um abração a todos da família Michelluccio.

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: