Lila e a Turma do Rio

Lila e a Turma do Rio ensina as crianças a cuidarem do meio ambiente

Lila e a Turma do Rio

Lila e a Turma do Rio ensina as crianças a cuidarem do meio ambiente. De forma leve, prática e divertida, o livro traz conteúdo sobre hábitos sustentáveis para as famílias. E a cada livro vendido, um será doado para escolas e bibliotecas públicas em São Paulo.

O cuidado com o meio ambiente e a adoção de atitudes sustentáveis sempre estiveram presentes na vida da consultora em comunicação para sustentabilidade, Kaká Marinheiro e sua família.

Em 2018, ao procurar por um livro infantil sobre o tema para criar uma atividade que o filho Theo, então com dois anos, levaria para a escola, a consultora não encontrou nada adequado à idade do menino.

Foi esse o gatilho para que Kaká desenvolvesse uma história simples, com cenário conhecido e personagens de fácil identificação para crianças:

Lila é uma peixinha feliz que se depara com o desafio de limpar o rio onde mora (Rio Pinheiros) e reúne seus amigos para ajudá-la nessa missão.

No entanto, a falta de conteúdo sobre meio ambiente para crianças nessa fase permaneceu como uma inquietação para Kaká. “As famílias precisavam ter tempo de qualidade por meio da leitura e aprender sobre hábitos sustentáveis, como o consumo consciente, tema em que tenho me especializado, de forma leve, prática e divertida”, diz.

Por isso, um ano depois da apresentação na escola, a consultora decidiu transformar a história em livro: Lila e a Turma do Rio, recém-lançado).

Além da história da peixinha Lila, o livro traz atividades para as crianças e um miniguia prático para o consumo consciente. “A ideia é propor reflexões sobre o papel das pessoas na decisão do que consumir, de quais empresas comprar e qual a melhor forma de descartar”, sugere a autora. Todo o livro foi idealizado por Kaká, que sempre acreditou na educação como ferramenta para fazer a diferença, no presente e no futuro. “A criança é um agente de transformação dentro das famílias, porque traz novos olhares e questionamentos”, reforça.

Alinhado à história e à proposta do livro, a cada exemplar vendido um será doado a escolas e bibliotecas públicas, ampliando o impacto positivo do projeto.

“Minha ideia é que o livro se torne um instrumento lúdico e que o curso de contação de histórias, em parceria com a Liga Solidária, transforme-se em mais uma ferramenta para os professores na prática da educação ambiental”, conta Kaká.

É importante destacar que o livro contempla dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 13, ação contra a mudança global do clima; e ODS 14, sobre a vida na água). Por fim, Kaká criou o perfil @clubedalila no Instagram, para falar dos temas abordados na história e dar dicas sobre consumo consciente.

Ainda em linha com o conceito de sustentabilidade, o livro foi impresso em papel certificado FSC e vem embalado em uma sacola de algodão, que pode ser reutilizada.

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: