Interpretação de Fake News e as eleições

Interpretação de Fake News e as eleições

Interpretação de Fake News
Foto: Reprodução

Interpretação de Fake News e as eleições. Nas escolas, um dos maiores desafios dos professores, principalmente os de Português, é ensinar interpretação de texto. Saber interpretar uma frase, um parágrafo ou um texto, é fundamental para o aprendizado e para o desenvolvimento do senso crítico.

Com o surgimento das redes sociais, o mundo virtual foi inundado por notícias falsas e precisam do bom senso das pessoas para discernir a informação corretamente.

Identificar falhas, como fotos alteradas e notícias tendenciosas, exigem uma pesquisa rápida para não compartilhar fatos injuriosos e difamatórios e não prejudicar uma pessoa, mesmo que discordemos dela. Em 2018 as Fake News influenciaram na eleição para deputados, senadores, governadores e presidente.

As mentiras eram disparadas a todo instante e seguramente abalaram o processo eleitoral. Caia nas redes, e em minutos chegavam em milhões de brasileiros. A falta de senso crítico e a vontade de acreditar em algo que alimentava determinada opinião, faziam o dedo caminhar para o “Compartilhar”, e que se dane o resto.

Ainda não existe formas concretas de se evitar as Fake News, e até novembro, quando teremos eleições municipais para vereadores e prefeitos, seremos massacrados por desinformação e mentiras.

Um exemplo clássico na campanha presidencial de 2018 foi o tal “Kit Gay” que nunca existiu. Jair Bolsonaro insistiu tanto nessa mentira, que grande parcela da população acreditou. Ainda hoje pessoas acreditam nessa mentira do Kit, como acreditam que a Terra é plana, na Cloroquina, etc.

Portanto, os educadores e todos aqueles que se preocupam com a verdade, terão uma missão gigantesca pela frente, que é ensinar e explicar como devemos separar o que é Fake do que não é. Como se deve checar uma informação e como devemos nos preocupar com a ética para não cometermos injúrias e difamações. Não será tarefa fácil e as redes sociais que deveriam ser uma ferramenta para o futuro, viraram uma arma a favor do retrocesso.

One thought on “Interpretação de Fake News e as eleições

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: