Futebol brasileiro se inspira na Alemanha para retornar em meio à pandemia

O futebol brasileiro prevê sua retomada até o final do mês de junho, dependendo, é claro, de uma contensão satisfatória de casos do novo corona vírus.

A princípio, o intuito é que o Campeonato Brasileiro tenha seus jogos com os portões fechados sem a presença de torcedores, e com seu encerramento no início de 2021, seguindo o exemplo da Alemanha, que voltou a realizar as partidas do campeonato local desde o dia 16 de maio, mostrando uma perspectiva animadora.

A primeira grande liga europeia que retornou suas atividades foi a Bundesliga, o campeonato nacional alemão, porém com diversos protocolos de segurança, como os jogos com portões fechados sem a presença de torcedores, medidas de distanciamento social tais como comemoração individual dos gols por parte dos jogadores e também distanciamento entre as comissões técnicas.

O protocolo de saúde da CBF, que será enviado aos clubes, ainda está sendo concluído, e contará com medidas incluindo testes permanentes de Covid-19, distanciamento social, rigorosas medidas de higiene, deslocamento dos atletas em seus veículos particulares e partidas com portões fechados.

Seguindo o calendário habitual, o Campeonato Brasileiro deveria ter se iniciado em maio, no entanto devido a pandemia, a previsão é que o torneio seja retomado entre o final de junho e o início de julho.

O futebol no país está paralisado desde março, quando campeonatos estaduais e nacionais como a copa do Brasil foram interrompidos devido às medidas de restrição ocasionadas pela pandemia.

A maioria dos clubes da Série A já iniciaram suas atividades nos últimos dias, depois de um período de treinos remotos.

Normalmente, o Campeonato Brasileiro termina no começo de dezembro, mas, diante do atraso provocado pela pandemia, a competição usará datas perto do Natal e Ano Novo e pode até só ser concluído em 2021.

Torcemos para que tudo se normalize em tempo hábil, para que o futebol brasileiro volte a ocupar seu lugar de destaque em âmbito mundial.

 

Luiz Augusto Camargo

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: