Enquanto isso no Parque da Aclimação

O que acontece no xodó do bairro

Foto: Estadão

Com a quarentena, dúvidas sobre o que acontece no parque mais charmoso de São Paulo são frequentes. O jornal Notícias da Aclimação e Cambuci responde algumas delas agora.

As obras dos três parquinhos infantis estão totalmente finalizadas. Nesta sexta-feira, dia 26 de junho, a Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO), da  Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), realizou uma vistoria das reformas concluídas, juntamente com a empresa contratada para tal.

A revitalização do Jardim Japonês está prestes a ser concluída, com limpeza do lodo do lago, impermeabilização do solo no fundo que continha vazamentos e roçagem da vegetação em torno.
A pintura de grades e guias segue. Doações de cal, cimento e outros materiais de construção são recebidas pelo Parque. Moradores e comerciantes do bairro ajudam no cuidado do local que tanto amam e frequentam, como fez Rodrigo Pontiac e demais colaboradores.
Na quarta-feira, dia 1º de julho, haverá uma ação de despoluição do lago central do Parque por parte da empresa concessionária responsável da Prefeitura de São Paulo.
Vale notar que o mesmo lago teve suas margens contaminadas por uma certa quantidade de pó branco, sem autorização da administração do Parque. Em laudo pericial, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica atesta que se trata de veneno de rato (raticida), substância toxicológica de nível III. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que este composto pode levar indivíduos à morte, animais e humanos, como  cachorros, gatos, pássaros e até mesmo crianças. Resta saber quem realizou o crime e por qual motivo. O Boletim de Ocorrência que permitiu a perícia foi aberto na 6ª Delegacia de Polícia Civil, do Cambuci.

Sobre a possível reabertura dos 107 parques da cidade de São Paulo, a Prefeitura, através da SVMA informa que protocolos para reabertura estão em elaboração sob sua responsabilidade.

“Ocorrem tratativas com o Governo do Estado de São Paulo para elaboração dos protocolos, uma vez que na cidade de São Paulo há também parques estaduais. Pelo Plano SP, a reabertura estava prevista apenas na fase 5”, diz a Secretaria em nota.

Os 107 parques municipais, fechados devido às ações de combate ao coronavírus, continuam com os seus contratos de manejo, limpeza e vigilância vigentes com todos os serviços executados. 

A administração do Parque da Aclimação, junto de seus funcionários, trabalha para entregar o local de volta a população com o amor e respeito que a primeira área verde tombada na cidade merece.

 

Daniel Yazbek

 

One thought on “Enquanto isso no Parque da Aclimação

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: