É o momento do público voltar aos estádios?

É o momento do público voltar aos estádios?

Governo e CBF querem público em partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil

É o momento do público

É o momento do público voltar aos estádios? Estão querendo voltar com o público nos estádios cariocas, em meio à pandemia do novo coronavírus. Mas será que a decisão neste momento não é precipitada?

Na Inglaterra, país com o futebol mais rico em todo mundo, a média de mortes pelo Coronavírus nos 10 primeiros dias do mês de outubro é de 61. Mesmo com a média relativamente baixa, o assunto é tratado com o máximo de cautela por lá.

No mesmo período, o Brasil registrou 624 mortes diárias em média… Mas sabemos como é o nosso país. No estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro já tem até marcação nas cadeiras para abrigar 1/3 da capacidade total do estádio.

Se o estádio cabe 76 mil pessoas, estamos falando de mais de 25 mil pessoas no estádio, no metrô, no ônibus… E quem pega transporte público sabe que a frase “distanciamento social” não existe.

Como vão explicar para os times que não são do Rio de Janeiro, que os times de lá podem jogar com torcida e o restante do país não. Com certeza não é uma decisão justa principalmente porque o Rio de Janeiro não é nem de longe uma cidade com melhores índices do vírus. A decisão foi tomada pelo governo, em conjunto com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) e com o Flamengo acharam que a volta era possível, sem muito embasamento científico.

Por outro lado, os outros times do Brasil são contra esta volta, alegando que só é justo o retorno do público quando todas as cidades envolvidas também estejam aptas para receber seus torcedores. O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez foi além, declarou que caso a cidade carioca receba a torcida, automaticamente retira o time do campeonato nacional.

A data tem até volta marcada: 7 e 8 de novembro, durante a 20° rodada, a primeira do segundo turno, o que faria metade do campeonato ser disputado sem público e metade com a presença da torcida. Mas conhecendo nosso futebol e nosso país não é de se estranhar que o retorno seja ainda no mês de outubro.

 

Gustavo Oliveira

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: