Para comemorar o Dia da pizza, veja mais sobre a queridinha do Brasil

Seja onde for, em que momento for, comer uma pizza é sempre uma boa opção, porém, nesta sexta feira, dia 10 de junho, comer a queridinha do Brasil, conta com um sabor especial.

De acordo com o secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. A data 10 de julho foi considerada o “Dia da pizza” para a comemoração de um dos maiores exemplos da gastronomia italiana.

Desde já, a massa redonda com origem europeia, sempre esteve em alta no Brasil e no mundo. De acordo com a Unesco em 2017, a pizza foi eleita Patrimônio Imaterial da Humanidade, por conta do grande impacto em toda história.

Brasil no ranking de amantes das pizzas

Segundo algumas pesquisas feitas, a média Tupiniquim de consumo é 1,7 milhão. Nosso país só perde para os americanos, o EUA é o maior consumidor de pizza no mundo.

Por exemplo, segundo Associação Pizzarias Unidas do Brasil, existem pouco mais de 40 mil unidades que atendem essa a essa massa redonda no forno. Porém, devido a pandemia do Covid-19, a renda caiu drasticamente. Entretanto, com a reabertura dos comércios, pode voltar a economia de antes.

Dia da pizza
Foto: Reprodução/Infomoney

Pizza criou várias frases icônicas

Você já deve ter escutado “tudo acaba em pizza“, bom esse termo tão famoso, surgiu em uma discussão no Palmeiras na década de 50. A suposta confusão calorosa entre dirigentes foi esquecida em uma pizzaria. A história foi cantada pelo jornalista Eduardo Martins, autor do manual de redação do jornal O Estado de São Paulo.

Nesse sentido, veja outras falas conhecidas são:

  • “Se Deus inventou algo melhor que pizza, deve está comendo escondido até hoje!”
  • “Sim, existe algo melhor que uma pizza, várias pizzas!”
  • “Mussarela, calabresa, catupiry, cebola e borda recheada, sim, esse é o maior sonho de um homem.”

A confusa origem da Pizza

Alguns estudos apresentam os soldados italianos que faziam massas de pão em seus escudos como origem de uma das maiores representações da culinárias da Itália. Contudo, outras fontes dizem que seria nos povos antigos egípcios e hebreus e até chineses, ou seja segue a dúvida. Porém, a primeira feita com os ingredientes de atualmente, foi em Napóles, por volta dos anos 1520.

Então, hoje aproveite e coma aquela pizza maravilhosa.

Vinícius Mota

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: