Como fortalecer a vida interna

Foto: Formiga/Reprodução

Quem nunca tomou um fortificante quando era criança, ou uma vitamina? Quem nunca fez alguma reabilitação física para normalizar uma parte debilitada do corpo? Necessitamos de força para levantar da cama, para caminhar, para segurar um filho no colo, para falar etc. Força para trabalhar, para lutar contra as adversidades, para enfrentar o mal.

Raumsol , criador da Logosofia, uma moderna e original ciência, publicou em seu livro Introdução ao Conhecimento Logosófico, pág. 141: “as forças do mal tomam corpo, primeiro individualmente e depois coletivamente, para debilitar a vontade dos seres”.

Como fortalecer a vida interna? Por meio do esforço em criar virtudes, que são forças. Quando um conhecimento é cultivado, adquire a força que surge da consciência. Assim como os conceitos, que formam as reservas morais.

Certa vez, ouvi uma pessoa caluniar a outra. Não permiti que continuasse. Disse-lhe: Tenho afeto e respeito por essa pessoa, sei que é digna, colaboradora, não admito que fale dela dessa forma.

Aturdido, o ofensor passou ao extremo de elogiá-la. A defesa de um amigo, principalmente quando ele não está presente, é uma atitude da parte moral. Aceitar a calúnia, ao calar-se, é destruir o conceito do amigo edificado internamente.

“Aquele que escuta um pensamento mau, que escuta uma injúria dirigida a outro, é porque tem em seus ouvidos pensamentos afins; é porque dentro dele, dentro de sua mente, está a injúria”. Do autor e livro citados, pág. 87.

Nos momentos da vida em que estou sozinho comigo mesmo, quando vivo um dilema, uma dificuldade, um sofrimento, quando sou mal interpretado, nada, nem ninguém sabe o que se passa internamente. Quem me acompanha, me ampara, sustenta a minha vida, atenua o sofrimento e me ajuda a recobrar o ânimo é a parte moral. Recordo minha vida e revivo os momentos mais estimulantes. É parte das reservas morais que acumulei.

A capacidade de resistência ao sofrimento está relacionada à minha saúde moral, às minhas reservas morais. A obediência a um conceito superior interessa ao espírito, assim como o bem, a verdade e o justo. A propósito, de onde vem esta força interna? Você gostaria de conversar sobre isso?

Contato: Rua Luís Góis, 390 – Sta. Cruz, todas as quartas às 20h e sábados às 19h. Tel. 5581-9907 – contato@logosofia.net.brwww.logosofia.net.br

One thought on “Como fortalecer a vida interna

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: