Campanha eleitoral

Campanha eleitoral

Campanha eleitoral
Foto: TRE-SP

Campanha eleitoral. No próximo dia 27 começa oficialmente a campanha eleitoral municipal. Os candidatos a prefeito e vereadores poderão colocar a campanha na rua respeitando a legislação eleitoral vigente.

Será uma campanha atípica que tem dois componentes que irão pautar as disputas.

Uma é a pandemia que impede o corpo a corpo entre candidatos e eleitor e outro é o clima de divisão que vive o país, onde a intolerância predomina.

De um lado estarão os fervorosos defensores do Presidente Jair Bolsonaro e seus candidatos, e do outro todos aqueles que fazem oposição ao seu governo.

Entretanto, essa oposição está dividida em vários candidatos de direita, centro e esquerda, mas que tem em comum um discurso de crítica ao Governo Federal.

As redes sociais deverão ter um papel importante nesse processo. Nas eleições de 2018 elas foram decisivas para a vitória de Bolsonaro. As Fake News inundaram os WhatsApp, Twiter, Facebook e a desinformação pautou uma eleição que nem debate teve. Incentivou-se uma divisão que transformou o Brasil numa nação entre “Nós e Eles”, com intolerância e desrespeito às ideias diferentes.

Evidente que esse quadro de 2018 começou a ser preparado anos antes com o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e desaguou num processo nunca visto antes no país desde a volta à Democracia. Um dos elementos decisivos no resultado de 2018, e que influenciará o pleito desse ano, é o poder conquistado pelo movimento evangélico, sobretudo os neopentecostais.

Nós que defendemos a pluralidade de ideias e a Democracia estaremos abertos a receber candidatos que nos visitarem, respeitando todos os procedimentos de cuidados com a Covid19.

Acompanharemos em nossas próximas oito edições, antes do 1º Turno, as campanhas de candidatos a prefeito e a vereadores que atuam na região. Defender a Democracia e uma campanha sem Fake News é responsabilidade de todos.

One thought on “Campanha eleitoral

  1. Favor não esquecer da candidata Moema Arruda ( @moemaarrudasp ), que apesar de residir aqui ao lado na Liberdade, tem foco de atuação para o Cambuci e Aclimação.

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: