Cambuci é proporcionalmente o sétimo bairro com mais mortes por Covid-19 na cidade

Secretaria Municipal de Saúde/SUS

Oito dos dez distritos com mais óbitos estão no centro de São Paulo

Com grande concentração de cortiços, pensões e ocupações verticais, além da imensa maioria de população em situação de rua, oito dos dez bairros com maior taxa de mortalidade por 100 mil habitantes são do centro da capital paulista. O Cambuci ocupa a 7ª posição no índice da cidade que possui 96 distritos.

A lista contém Pari (1º), Belém (2º), Brás (3º), Santa Cecília (4º), República (5º), Cambuci (7º), Barra Funda (8º) e Mooca (10º). Apresenta também Bom Retiro (12º), Consolação (13º), Sé (17º) e Liberdade (19º). Todos estes bairros registram taxas superiores a 80 mortes a cada 100 mil habitantes.

A maioria dos 1.479 cortiços catalogados pela Prefeitura de São Paulo estão nestes distritos, além de dois terços dos 24 mil moradores em situação de rua contabilizados no último censo, realizado em dezembro de 2019, que moram nas áreas das subprefeituras Sé e Mooca, as quais abrangem toda área destes bairros, com exceção da Barra Funda, pertencente à Subprefeitura Lapa.

Toda semana, a Prefeitura divulga quantos óbitos existe por distrito. Numericamente, há mais mortes em bairros periféricos do que centrais, como Brasilândia e Sapopemba, os quais lideram a lista em cada divulgação, o que sugere uma maior presença do vírus nas imediações da cidade.

Entretanto, os números absolutos de mortes por bairro não os proporcionais, o que gera uma distorção, uma vez que bairros periféricos são muito mais populosos. Quando a taxa de mortalidade para cada 100 mil habitantes é analisada, bairros como Brasilândia e Sapopemba caem das posições de primeiro e segundo colocados para ocupar os postos de 41º e 57º, respectivamente.

A situação do Cambuci é triste e assusta, contudo reflete a realidade, basta um olhar cauteloso que se percebe a demasiada quantidade de pessoas que andam nas ruas sem máscara e desrespeitam as normas de higiene obrigatórias durante a pandemia. Vidas estão em risco. Fique em casa.

 

Da Redação

One thought on “Cambuci é proporcionalmente o sétimo bairro com mais mortes por Covid-19 na cidade

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: