Brinquedos do Parque serão arrumados

Quatro brinquedos do Parque da Aclimação serão arrumados

Serviço mal feito danifica alguns brinquedos

brinquedos
Foto: Estadão

Quatro brinquedos do Parque da Aclimação serão arrumados, como já reportamos anteriormente. Em decorrência das chuvas recentes, a administração do Parque da Aclimação notou que alguns equipamentos instalados nos novos parquinhos infantis apresentaram defeitos no início da semana passada.

Os playgrounds localizados no Recanto do Saci e ao lado do campo de futebol estão perfeitos e não apresentam defeito algum. Todos são novos. Apenas quatro de 14 brinquedos estão com problemas no parquinho próximo à bocha, estes que justamente tiveram sua madeira reaproveitada durante a reforma.

A administradora do Parque da Aclimação, Tania Casseb, notificou a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) via e-mail no início da semana. Uma vistoria foi realizada na sexta-feira, dia 14 de agosto, pela Divisão de Implantação Projetos e Obras (DIPO), responsável direta pelo assunto, para solucionar o problema o mais rápido possível. A incumbência da vistoria é da Secretaria do Verde.

Vale lembrar que não está permitida a utilização dos parquinhos infantis e academias para terceira idade até o momento. O protocolo de reabertura dos parques municipais feito pela Prefeitura diz que essas áreas devem permanecer fechadas para evitar aglomerações.

Disputa política

Primeiramente, um linchamento virtual injustificável foi promovido contra a administração nas redes sociais por conta dos pequenos defeitos, que já estão em processo de resolução.

Em seguida, entre mentiras e desinformação, um dos temas de debate foi o custo da obra para um serviço mal prestado. Entretanto, ao contrário do que alguns pensam, a o dinheiro também foi direcionado para reforma dos equipamentos de ginástica da terceira idade localizados no Parque.

Parte das reclamações partiu de membros do Conselho Gestor que já estão em seu segundo mandato consecutivo. O órgão tem função fiscalizadora e auxiliar à Administração Pública. Aparentemente, houve desinteresse do colegiado e falta de acompanhamento durante o processo ocorrido no ano passado.

Assim, a nova administração não tem culpa pelo abandono promovido pela antiga gestão e o processo de recuperação do Parque está em pleno andamento. Alguns Conselheiros, uma minoria, insiste em fazer do Parque um espaço de disputa política. Essa briga já se estende há anos. Um dos temas repetido como mantra é o valor da obra dos Parquinhos e de algumas árvores que estão sendo substituídas.

Culpa de quem?

“Vocês reclamam tanto da supressão de eucaliptos que não são espécies nativas, que têm risco de queda e podem derrubar árvores ainda saudáveis. Mas por que quando eu assumi existiam 38 mudas esquecidas no viveiro e não plantadas no Parque? Sendo que metade dessas mudas estavam mortas. Por que a administração na época não foi cobrada pelo Conselho Gestor anterior que alguns que estão aqui faziam parte?”, questionou e um silêncio ensurdecedor tomou conta da reunião.

Tania também descobriu que a conta de água do Parque está exorbitante há alguns anos e atas do último biênio comprovam que o assunto foi sequer conversado no Conselho Gestor, o qual deveria tratar das prioridades da área verde.

O que se gastou de pagamento de água a mais dava para reformar os Parquinhos, trocar os aparelhos de ginástica, etc, e nem precisaria de um recurso extra, portanto. É importante ressaltar que qualquer equipamento público precisa ser preservado com a ajuda de todos da comunidade independente de quem seja o Prefeito.

Infelizmente, assim, uma minoria de frequentadores prefere sabotar o trabalho, construir intrigas, injúrias e distorcer a verdade se utilizando das redes sociais. As dúvidas sobre os gastos com obras no Parque podem ser verificadas pelos órgãos responsáveis, como Tribunal de Contas do Município (TCM) por exemplo.

Trabalho sério

Desde que assumiu a administração em setembro de 2019, Tania corresponde ao compromisso de entregar um ambiente bem cuidado e agradável a todos frequentadores. Já conseguiu agregar vários voluntários que estão ajudando na melhoria do Parque.

Então, outra novidade boa, é a notícia de que câmeras de segurança serão instaladas. Esse pedido foi aprovado junto ao Conselho Participativo Sé para coibir atos criminosos e identificar vândalos no Parque, por exemplo. Atentados contra a vida dos animais acontecem frequentemente, quando criminosos quebram comedouros de gatos autorizados pela SVMA.

Assim que funciona a comunidade, todos trabalhando juntos: nós do jornal Notícias da Aclimação e Cambuci, cidadãos, representantes, sociedade civil, e demais interessados pressionando e lutando por um bairro melhor.

 

Daniel Yazbek

One thought on “Brinquedos do Parque serão arrumados

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: