A esperança não deve morrer

Foto: “Homem esculpindo-se a si mesmo”, do artista uruguaio Yandí Luzardo

Comumente se diz que a esperança é a última que morre. Melhor seria dizer que a esperança não deve morrer, que deve sempre alentar a nossa vida presente e futura. Por que será que há tantos casos de pessoas ativas profissionalmente que quando se aposentam, ao interromper bruscamente as atividades profissionais, adoecem repentinamente, chegando até a sucumbir à doença.

Fisicamente, já se sabe que pode ocorrer nesses casos a apoptose, um tipo de morte celular programada, processo que apesar de necessário para a manutenção e desenvolvimento de nossa fisiologia, torna-se nocivo quando células importantíssimas ao nosso organismo, principalmente as que compõem o nosso sistema imunológico, deixam de cumprir suas funções, oferecendo vários pontos vulneráveis à instalação de alguma doença.

E no campo psicológico, como defender esses pontos vulneráveis? Como prevenir-se, muito antes de chegar a uma afecção física? Como evitar que o problema chegue a um ponto em que não tenha volta? A palavra de ordem é: Atividade. Principalmente atividade mental, pois é da mente que partem os comandos e os estímulos necessários para manter o bom funcionamento da vida.“o homem deverá conhecer a fundo suas deficiências psicológicas e lutar contra elas, a fim de vencê-las e eliminá-las, para não oferecer pontos vulneráveis em sua pessoa física, moral e espiritual.”

Neste trecho do livro Curso de Iniciação Logosófica, pág. 62, de RAUMSOL, criador da Logosofia, vemos a importância de conhecer e de combater as deficiências psicológicas, dentre elas a falta de vontade, a indolência, a indiferença, o pessimismo etc. Esse estudo nos enche de esperança de um futuro melhor, porque a Logosofia nos ensina qual é o antídoto para cada deficiência, o que é amplamente explicado pelo autor em outro livro de sua autoria: Deficiências e Propensões do Ser Humano.

Estes e outros livros sobre Logosofia estão disponíveis para consulta em nossa biblioteca. Venha nos visitar na Rua Luís Góis, 390 – Santa Cruz, todas as quartas às 20h e sábados às 19h. Tel. 5581-9907 – contato@logosofia.net.brwww.logosofia.net.br

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: