A atuação da agroecologia na Economia Circular

A atuação da agroecologia
na Economia Circular

agroecologia
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A busca por um sistema alimentar que forneça alimentos saudáveis e acessíveis para população é incessante. Para isso, é necessário que ao invés de degradar, esse sistema regenere os ecossistemas e proteja a biodiversidade. Diante disso, a agroecologia, através de uma produção regenerativa de alimentos pode ser considerada como uma solução para esse problema.

Isso porque, a agroecologia busca reconectar produtores e consumidores por meio de uma economia circular e solidária que prioriza os mercados locais e apoia o desenvolvimento econômico local por meio da criação de ciclos resilientes.

Como exemplos disso, destaca-se uma produção regenerativa que trabalhe na recuperação do solo, realize a rotação de culturas e um cultivo sucessivo e diversificado para promover a biodiversidade. Soma-se a isso, que os resíduos viram insumos para uma nova produção, criando uma lógica circular e minimizando também o uso de energia e de emissões de gases de efeito estufa.

Um caso de interessante é o modelo de produção de arroz de Takao Furuno, que introduz patos nos arrozais inundados. Esses patos se alimentam das pragas nos arrozais, além de oxigenar a água estimulando o crescimento das raízes das plantas de arroz. Inserem, ainda, peixes e plantas marinhas responsáveis pela fixação do nitrogênio do ar, substituindo de forma natural os fertilizantes inorgânicos.

Ademais, o redesenho dos sistemas alimentares com base nos princípios da economia circular se mostra essencial no enfrentamento do desafio do desperdício alimentar global, tornando as cadeias de valor dos alimentos mais curtas e mais eficientes em termos de utilização de recursos.

Isso porque, atualmente, um terço de todos os alimentos produzidos é perdido ou desperdiçado, deixando de contribuir para a segurança alimentar e nutricional, ao mesmo tempo que desgasta e extrai os recursos naturais.

Dessa forma, observa-se que a agroecologia, dentro da lógica circular, se mostra como uma solução inovadora e resiliente, através de ligações e práticas regenerativas com a economia e os mercados locais. Mantendo ainda, os agricultores no campo e diminuindo a extração de recursos naturais, protegendo, assim, a biodiversidade e regeneração do ecossistema.

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: