29 de agosto não é um simples sábado é o Dia Nacional ao Combate do Fumo

Este sábado (29), para muitos pode ser apenas mais um dia de fim de semana, porém a data de hoje é extremamente importante.

Segundo a Lei Federal 7.48, hoje este sábado, dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo em todo território brasileiro. Porém, qual o objetivo desta data, como iniciou?

Início do Combate ao Tabagismo

O consumo do Tabagismo é uma  doença crônica considerada de grupo de transtornos mentais e comportamentais em razão do uso de substância psicoativa.

Ainda mais, também é visto como a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo, tudo isso causado pela dependência à nicotina, de acordo ao Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10).

De antemão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo conta com uma alta taxa de mortalidade causada pelo uso: 8 milhões de pessoas ao ano.

Analisando esses grandes números e voltando ao ano de 1896, quando foi criado a Lei Federal de conscientização à utilização, podemos compreender o início disso tudo de uma melhor forma.

Contudo, o atual código conta com alguns pontos além do consumo do tabaco propriamente dita. Além disso, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de mobilização da população para os problemas sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo mesmo.

Brasil exemplo e relação entre o Tabagismo e Covid-19

O Brasil é um dos poucos países que é exemplo no combate ao Tabagismo, segundo a OMS. No relatório divulgado em 2019, a nossa terra teve uma queda de 40% do consumo de cigarro. Por fim, somente nosso país e a Turquia seguiam as medidas de conscientização contra o Tabagismo entre os 171 que são utilizados.

Outro ponto bem discutido neste 2020, é a pandemia do Covid-19 que estamos vivendo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os fumantes são mais vulneráveis ao contágio do coronavírus. Pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca

Curiosidades sobre o Tabagismo

Vinícius Mota

Deixe seu comentário :D

%d blogueiros gostam disto: